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10/11/2007

"A Família em Rede" - Cap. 3

Neste terceiro capítulo, Papert faz uma relação de aprendizagem numa zona comercial. Tinha duas lojas, uma de brinquedos, enorme, onde existe um ambiente "desumanizado e mercantil", e outra,que estava cheia de materiais com qualidade, em que temos um "contacto humano e afável". "Passear no estabelecimento foi em si uma experiência modelar de aprendizagem". Aqui temos dois opostosque faz a distinção entre a "aprendizagem tradicional e a "aprendizagem por computador". Assim se pode falar sobre um mercantilismo em que os pais são levados a comprar brinquedos que dizem ser educativos para os seus filhos. Sobre este assunto, a crítica mais negativa é a de que a "maioria dos programas educativos reforçam os aspectos mais pobres da educação pré-computador e simultaneamente dexam escapar uma oportunidade de enriquecer e fortalecer os seus melhores aspectos." Gregory Bateson diz que "sempre que aprendemos algo, aprendemos duas coisas: uma é sobre o que se pensava estar a prender e a outra é sobre o método de aprendizagem utilizado."
Temos 3 modos de abordagem para fazer um jogo vídeo:
Jogos instrutivos - Em que a criança terá de escolher a resposta certa para a pergunta.
Elaboração de jogos - Se souber utilizar um jogo, também será capaz de fazer um.
Aprender a aprender - Os jogos serão úteis se tiverem directamente ligados ao conhecimento escolar.

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